Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Minha opinião sobre o livro _"A Montanha da Água Lilás"

A Montanha da Água Lilás
Uma Fábula Para Todas as Idades
Edição/reimpressão: 2000
Páginas: 156
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722032483

Sinopse:
"O avô Bento, em noites de cacimbo à volta da fogueira, nos contou, fumando o seu cachimbo que ele próprio esculpiu em pau especial. Dizia a estória se passou aqui mesmo, nas serras ao lado, mas pode ser que fosse trazida de qualquer parte de África. Até mesmo do Oriente, onde dizem também há água lilás. Se virmos bem, em muitos lados pode ter uma montanha semelhante. Eu só escrevi aquilo que o avô nos contou, não inventei nada." (retirado do site wook)

Minha opinião:

"A Montanha da Água Lilás" é um conto para todas as idades escrito por Pepetela. Nunca tinha lido nada deste escritor, a não ser este conto. Pois estou a escrever agora sobre a releitura deste conto. Quando o li pela primeira vez ainda não tinha blogue nem sonhava vir a ter (ano de 2002), agora que estou a reler apercebo-me da doçura que este conto tem, e dou comigo a pensar o porquê de não ter lido mais livros deste escritor. Simplesmente maravilhoso aconselhado para ser lido e relido. Este conto deixou-me a refletir sobre os recursos naturais e a forma como são utilizados pelo ser humano.
Este é um conto, ou melhor dizendo uma fábula, pois temos animais falantes, que são os Lupis e a sua montanha mágica. A magia da montanha é devida ao fato da água lilás ser no fundo "fruto" da própria montanha. Daí podemos concluir que a água lilás é um bem precioso para os Lupis. Será que estes seres são capazes de usar esta dádiva da natureza de uma forma correta de modo a não se esgotar?
Tenho que fazer uma referência aos responsáveis pela ilustração deste conto, esta está magnífica.
Aconselho vivamente a leitura deste conto de Pepetela.
EXCELENTE ------ 6 DE 7

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário