Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Opinião l "O Rapaz de Louredo" do escritor António Mota

O Rapaz de Louredo
António Mota
Ilustração da capa: Alex Gozblau
1.º edição foi em 1985
10.º edição:setembro de 2015
N.º de páginas:123 páginas
ISBN:978 989 23 3327 4
Edições Asa
Preço:11,00 euros
Foi emprestado por uma menina muito especial, obrigada Leonor.
Coleção: Biblioteca Juvenil António Mota
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Sinopse:
"Jorge vive em Louredo e acabou de passar de classe. 
Se o pai deixar, há de ir estudar para o ciclo preparatório. Mas, antes disso, Jorge visita o velho Adrianinho, ajuda a sua cabra Badeja na paridura, brinca com o amigo que vive na cidade mas vem nas férias grandes à aldeia, apanha feijões, vê montar a tenda do circo e assiste a um espetáculo, vai visitar o avô que vive em Matos, vai à feira vender gado e galináceos, vê partir amigos para trabalharem na cidade, recebe os padrinhos emigrados em França, ajuda a apagar um incêndio, vê partir o pai para ir trabalhar no Porto, vai tirar o bilhete de identidade e parte, como o resto da família, também para o Porto. 
Como se pode ver, nada na vida de Jorge é aborrecido."retirado do site wook

O escritor - António Mota - :
"António Mota é atualmente um dos escritores mais lidos e premiados da Literatura Infantojuvenil portuguesa, com cerca de oito dezenas de títulos publicados.
A sua vasta obra foi, em grande parte, selecionada pelo Plano Nacional de Leitura. Durante mais de 35 anos, António Mota semeou história que alimentaram a imaginação de milhares de leitores.
Colhe diariamente os frutos dessa partilha no seu site na internet e nas inúmeras visitas que faz a escolas, por todo o país."retirado da banda do livro

Minha opinião:

Devo confessar que já fazia muitos anos que queria ler algo deste escritor. Pelas escolas que tenho passado ao longo da minha atividade de professora, deparei-me inúmeras vezes com alunos a lerem livros de António Mota. Sempre que os questionava sobre o facto de se estavam a gostar as respostas eram sempre afirmativas, o que despertou ainda mais a minha curiosidade.
Este ano tive o prazer de conhecer uma menina muito especial, que me emprestou o livro para eu ler.
E aqui estou eu tal como os vários alunos, encantada com esta história de António Louredo. Fica já o aviso vou querer conhecer melhor a sua obra.

"O Rapaz de Louredo" faz parte do plano nacional de leitura está recomendado para o 7.º ano. 
Gostei muito da história apesar de simples acaba por focar e muito bem as contrariedades da vida de um menino que nasceu na aldeia de Louredo mas que a vida o levou para os arredores da cidade do Porto.
Nunca tinha lido nada deste escritor e foi uma excelente oportunidade de conhecer a sua brilhante escrita, fiquei deliciada.
António Mota ao longo deste livro destaca a importância da amizade, da honestidade, da verdade das coisas que nos rodeiam. Isso foi o que mais me fascinou neste seu pequeno, grande livro.
Aconselho vivamente a sua leitura para pequenos e graúdos.

Classificação de 4**** no Goodreads.

Excelentes leituras.

1 comentário: