sábado, 13 de maio de 2017

Lançamento do livro "Bairro Cova da Moura" do autor Jorge Humberto

 
 




 
 

"O meu projecto é a edição do livro 'Bairro Cova da Moura nos títulos de imprensa' que tem como base a minha dissertação de mestrado sob o mesmo tema, e é o resultado da análise do conteúdo informativo sobre o bairro nos títulos de imprensa, na tentativa de compreendermos de que forma o território e os assuntos relacionados com o mesmo são retratados na imprensa. A pesquisa incidiu sobre dois jornais diários (Correio da Manhã e Público) e um jornal semanário (Expresso), referente ao período de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2007, e atualizado em 2011 e 2012 para efeitos de comparação. Através deste trabalho passaremos também a conhecer quais são as categorias ou assuntos mais veiculadas pela imprensa e que estão direta ou indiretamente associadas ao bairro da Cova da Moura."
 
O projecto é a edição do livro 'Bairro Cova da Moura nos títulos de imprensa', e tem como base a minha tese de mestrado sob o mesmo tema que defendi em Novembro 2011.
Sendo o bairro da Cova da Moura um território de muita fama, como sabe, este livro é o resultado da análise do conteúdo informativo sobre o bairro nos títulos de imprensa, na tentativa de vermos como é que os assuntos relacionados com o mesmo são retratados na comunicação social.
O estudo incidiu sobre os títulos dos jornais Correio da Manhã, Público e o jornal semanário Expresso referentes a Janeiro de 2006 a Dezembro de 2007 e em 2011 e 2012 para efeitos de comparação. E através deste livro as pessoas poderão: a) ajuizar melhor sobre a imagem que o bairro da Cova da Moura tem no espaço público; b) a importância da imprensa na construção da imagem do bairro; c) constatar através dos resultados quais os temas que mais se destacam. Para além de ser um contributo sério como documento de estudo para futuros investigadores, o livro destina-se ao público em geral que tenha o interesse e a curiosidade em conhecer os factos que estão por trás dos títulos de imprensa, e a relevância do bairro da Cova da Moura como fonte de notícias.
Este projecto tem sido elogiado por professores, colegas, amigos e familiares, bem como editoras que demonstraram interesse em publicá-lo. Mas atendendo à relação custo-benefício achei por bem fazer uma edição de autor e gostaria de contar com o seu apoio. Com a sua ajuda, dos seus amigos e familiares podemos publicar este livro e assim... teremos mais exemplares disponíveis, o valor de PVP será mais baixo, teremos a liberdade de promover os livros ao nosso ritmo, o controlo da evolução do projecto, e um acompanhamento personalizado do trabalho.
Sempre achei que os sonhos não tinham fronteiras, assim, a cada dia eu assumo os desafios como mais um sonho a ser conquistado, mas sozinho ninguém faz nada. Apesar da ideia geral que se tem do bairro por cá também se fazem coisas positivas… e assim... Partilho consigo este sonho que é o de ver o livro ‘Bairro Cova da Moura nos títulos de imprensa’ disponível para toda a gente, pelo que o seu apoio, os seus contactos e a sua contribuição farão a diferença... Caro senhor, cara senhora, minha amiga e meu amigo, só com a vossa ajuda poderei concretizar este projecto, por isso peço... apoie este projecto.
Pode contribuir com diferentes valores e que dão acesso a diversas recompensas (ver caixa em cima lado direito)
Desde já o meu sincero agradecimento, e votos de um excelente ano de 2013.
Jorge Humberto Fernandes
 
Sobre o promotor
Jorge Humberto
"Nasci em Angola, sou filho de cabo-verdianos, cresci no bairro da Cova da Moura. Sou um indivíduo tranquilo, sempre disponível para quem me procura e para quem precisa, amigo, um indivíduo que gosta de montanhas, ginástica e boa conversa. Fui escoteiro, estive muitos anos ligado ao associativismo sociocultural, apesar de alguns contratempos consegui concluir os meus estudos, gostaria de fazer um doutoramento em Ciência Política mas enfim é mais um sonho.
Adoro tudo o que se relaciona com montanhismo, astronáutica, trabalhos em equipa, sou sonhador, uma pessoa de fé e motiva-me saber que posso ser útil e fazer alguém feliz. Sou mestre em Comunicação Organizacional, licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura, técnico de comunicação, e formador profissional. O objectivo e a motivação neste projecto é poder contribuir para a existência de uma obra desta natureza para quantos se interessam pelas questões da multiculturalidade, integração sociocultural, bairros, desenvolvimento humano, construção de imagem social, comunicação social, imprensa, etc..."

Lançamento:

11 de maio às 19 horas na igreja da Buraca.
 

 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário